Original.png

Fondillón Alicante MG WINES

De acordo com o registo da União Europeia, Fondillón é um vinho DOP Vinos Alicante, elaborado a partir de uvas muito maduras da própria casta Monastrell, em excepcionais condições de qualidade e estado fisiológico.

Apenas as leveduras nativas são utilizadas na fermentação e o seu teor alcoólico é de origem natural (não fortificado nem fortificado). Este vinho requer um envelhecimento mínimo de dez anos em barricas. É um vinho protegido pela Denominação de Origem Protegida dos Vinhos de Alicante, é um dos poucos vinhos no mundo com nome próprio, estando protegido e reconhecido pela União Europeia como um dos "vinhos europeus de luxo", categoria apenas partilhado com Jerez, Bordéus, Porto e Champagne.

 

 

FICHA TÉCNICA FONDILLÓN DO ALICANTE WINE

 

DEGUSTAÇÃO Nariz clássico muito poderoso, aroma exuberante a monastrell envelhecido, carvalho americano centenário, carvalho selvagem e muito velho. Notas de mel. Os toques são finamente fumados e salgados, voltando sempre às notas da velha sacristia e madeiras velhas, memórias muito agradáveis ​​de tofas, cafés, tabaco, alfarroba, pão de figo e amêndoas torradas. Moderadamente passa, com notas de caramelo e mocha. Acho-o amável, não muito doce mas macio, e cavado, entre acidulado e um pouco ardente no início, passeia calmamente pelo centro da boca oferecendo notas entre caramelizado e joalheiro, algumas memórias de frutos secos e passado ajustado à sua secura. e um longo comprimento que torna o vinho eterno na boca. Seu sabor engana você e o incentiva a tentar mais.

VARIEDADE Uva Monastrell em um copo de vinhas muito velhas

SERVIÇO / CONSUMO O momento do serviço é antes de comer um importante aperitivo e no longo pós-jantar com sobremesas a uma temperatura de 16 / 18C. Serviremos em copo médio branco, degustação se possível e as garrafas devem permanecer na posição vertical. Da mesma forma, El Fondillón é um vinho ideal para beber sozinho, no meio da tarde, enquanto meditamos, lemos um bom livro ou ouvimos música junto à lareira, enquanto chove ou neva indolentemente lá fora. Como um bom vinho com uma bebida curta e delicada, é imbatível na hora do lanche, enquanto conversamos com os nossos melhores amigos e filosofamos sobre os prazeres da vida.

IDADE DAS VINHAS 80 anos.

SOLO Calcário

ALTITUDE 600mts.

DESEMPENHO Aproximadamente 1 kg por cepa

VINIFICAÇÃO Seleção manual de uvas maduras da variedade Monastrell. Desengace, fermentação 3 semanas com remontagens frequentes. Fim da fermentação com 16/18 graus de álcool e 30 grm. Açúcar residual, trasfega e estágio em barricas de 1.730 litros de carvalho americano velho durante 20 anos.

HARMONIZAÇÃO O seu gosto final entre madeiras nobres e notas de frutos secos e casca de noz convidam a um emparelhamento como Brownie, bolachas, bolos, gelado de nougat, bolo de amêndoa ou um sortido de queijos azuis e duros de alto envelhecimento. Combina perfeitamente com massas country, rolos de conhaque, sequillos, peru single-beer e nougat macio e guarnição.
O Fondillón é também um vinho altamente recomendado para um aperitivo onde os sabores levemente adocicados contrastam agradavelmente com os peixes salgados e todos os tipos de almadraba, ovas de atum, mojama, bonito, bacalhau seco e claro com algumas amêndoas fritas com sal grosso.

CONSERVAÇÃO A garrafa deve ser armazenada na vertical e em condições ideais pode ser perfeitamente preservada por décadas.

PRÊMIOS FONDILLON (vintage 1996)
96 pontos. CIVAS Awards 2017. 94 pontos. Guia do Peñín. Os melhores vinhos da Espanha. 91 pontos. Robert Parker.